Os 75 anos de Joni Mitchel em concerto inesquecível

A canadense Joni Mitchell é uma das maiores compositoras do mundo de todos os tempos. Foi considerada pela revista Rolling Stone a 75º melhor guitarrista e “a nona melhor compositora da história”. O site especializado All Music afirmou que “quando a poeira baixar, Joni Mitchell pode vir a ser a artista musical feminina mais importante e influente do século XX”.

A capa do álbum. Foto: Divulgação

Ninguém duvida do seu enorme talento. Tanto é que, quando resolveu fazer um concerto para celebrar os seus 75 anos, uma constelação de bandas, músicos, cantores e compositores apareceu para participar da homenagem.

O resultado da empreitada resultou no estupendo filme e também no álbum “Joni 75: A Birthday Celebration”, lançado pela Decca Records em 8 de março de 2019. A gravação, feita em Los Angeles em 7 de novembro de 2018, traz um sem fim de artistas de grosso calibre que apresentam canções de Joni, com uma exceção: a do ex-marido Graham Nash. Ele canta o clássico de seu supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young, “Our House”.

Antes da execução solitária, Nash afirma que fez a canção na época em que viviam juntos, ele com 27 anos e ela com 26. A plateia vai ao delírio e canta junto com o compositor, acompanhado apenas ao piano. Por ironia, a canção talvez seja a mais famosa e conhecida de todo o repertório do álbum, posto que o trabalho musical de Joni não é nem um pouco fácil, tampouco afeito a cantorias de multidões.

Saiba Mais
Author:

1